A origem da língua francesa

O francês é descende do latim falado através do Império Romano, como também de outras línguas nacionais como o italiano, o português, o espanhol, o romeno e o catalão. Seus parentes mais próximos são as demais langues d'oïl e as línguas crioulas baseadas no francês. Seu desenvolvimento também foi influenciado pelas línguas celtas nativas da Gália antes da chegada dos romanos e pela língua frâncica dos invasores francos após a partida dos romanos.

No século XVII a meados do século XX, o francês serviu como a linguagem preeminente da diplomacia e de assuntos internacionais. O primeiro texto que se tem registro em francês é o “Juramentos de Estrasburgo” datado de 842.  O idioma falado no norte da Gália (considerado França) foi, durante muito tempo, uma variante do latim com alguns toques de frâncico (idioma dos francos) em todo o âmbito fonético. No entanto, houve uma evolução um pouco diferente no sul (diferentes sotaques do idioma francês) que resultou na língua d’oc ou língua occitana. Ela ficou limitada a uma região geográfica.

É difícil especificar quando exatamente o latim deixou de ser a língua dessa região. Porém, calcula-se que o idioma falado na França desde o século VII era diferente do latim. Com o tempo, começou a aparecer uma literatura escrita própria, com textos literários. É difícil especificar quando exatamente o latim deixou de ser a língua dessa região. Porém, calcula-se que o idioma falado na França desde o século VII era diferente do latim. Com o tempo, começou a aparecer uma literatura escrita própria, com textos literários como famoso Cantar de Roldán.

O francês é falado em cerca de 136 milhões de falantes nativos no mundo, é a língua oficial em 30 países, a maioria dos quais integra a chamada La Francophonie, a comunidade dos países francófonos. É língua oficial em todas as agências das Nações Unidas e em grande número de organizações internacionais. São 500 milhões se incluídos os que a falam como segunda língua ou como língua estrangeira. Além do mais.

Já que a ideia é aprender francês, por que não praticar e aprender na Escola de francês, Lumière idiomas e traduções, que tem total flexibilidade de horário e programas que se adaptam a sua necessidade.