LÍBANO

O Líbano é um pequeno país localizado na Ásia Ocidental, sua capital e principal cidade é Beirute. O território libanês é rodeado pela Síria ao norte e a leste, e ao sul faz fronteira com a Palestina; a oeste, é banhado pelo mar Mediterrâneo. A língua oficial é o árabe. Uma grande variedade de grupos étnicos e religiosos vive no Líbano, cada um preservando suas próprias tradições. Os muçulmanos constituem 60% da população, sendo que cristãos perfazem 39%.

A moderna cidade Beirute guarda belos resquícios do passado, como as casas de banho romanas. A Universidade Americana de Beirute é outra marca do passado, afinal, faz mais de 150 anos desde sua fundação, mas ela estende sua influência até hoje. O museu mais imperdível do Líbano é o Museu Nacional de Beirute, com preciosidades inigualáveis da Antiguidade.

Estando em Beirute, vale visitar algumas mesquitas, como a exuberante Mohammad Al-Amin e a histórica Grand Omari, sendo que esta última tem nas suas fundações ruínas romanas, posteriormente convertidas em igreja

.

Baalbak é um dos mais famosos pontos turísticos do país e é uma antiga cidade fenícia, localizada no vale do Beca. A Gruta de Jeita, outro passeio comum entre os turistas, é um complexo de duas cavernas de pedra calcária cársica, separadas, mas interligadas, totalizando um comprimento de aproximadamente 9 km. Embora habitada na pré-história, a caverna inferior foi descoberta em 1836 pelo reverendo William Thomson e só pode ser visitada em pequenos barcos, pois está submersa pelos canais de um rio subterrâneo que fornece água potável a mais de um milhão de libaneses.

Outro ponto turístico interessante são as ruínas romanas são predominantes em Tyre, como os resquícios da necrópole e das casas de banho. Atualmente, Tyre pertence à cidade de Sour, na costa sul do Líbano, a aproximadamente 80 quilômetros de Beirute. Vale destacar que as Ruínas de Tyre são Patrimônios da Unesco.

Beit ed-Dine e Deir el-Qamar são duas vilas da região de Chouf, conhecida por ser predominantemente uma região de cristãos maronitas. Deir el-Qamar é uma vila belíssima, cheia de igrejas e construções interessantes. Mas é em Beit ed-Dine que fica uma jóia da arquitetura do Líbano: o Palácio de Beiteddine. Construído no século XIX, o Palácio de Beiteddine possui linda decoração, jardins e muita história.

Comida tradicional libanesa é bastante diversa e agrada o paladar de boa parte dos turistas. O Tabule é uma salada vegetariana levantina feita principalmente de salsa picada, tomate, hortelã, cebola, trigo e temperada com azeite, suco de limão e sal. Outro prato bastante conhecido é o Quibe, que pode ser servido tanto cru quando frito ou assado juntamente com pão sírio e outras pastinhas, como coalhada seca, homus (pasta de grão de bico) e babaganoush (pasta de berinjela).

O Sayadieh é um prato temperado de peixe e arroz da culinária libanesa, feito com cominho e outras especiarias. Historicamente era uma refeição de pescadores, encontrada ao longo da costa libanesa e o prato é guarnecido com amêndoas laminadas e pinoles torrados.

Quanto aos doces libaneses, temos a Namura, feita à base de semolina, muito bem acompanhada por um sorvete e o Maamoul, doce típico do Oriente Médio, geralmente recheado com tâmaras, mas que também pode ser recheado com pistache, amêndoas ou
nozes.

Uma das tradições libanesas mais intrigantes é o Dabke, uma dança que tem origem masculina, mas hoje mulheres também dançam. O Dabke é dançado em roda, uma dança que representa a união, ganhou as praças das aldeias e a partir da década de 60 passou a se popularizar nos palcos através de grandes espetáculos e festivais. Ele acabou se transformando em um ritual dançado por todas as famílias nas celebrações em festas de casamento, aniversários e outras festividades.