JORDÂNIA

A Jordânia é um país do Sudoeste Asiático, localizado na margem leste do rio Jordão. A Jordânia está estrategicamente localizada no cruzamento da Ásia, África e Europa. Sua capital e cidade mais populosa é Amã, que também é o centro econômico e cultural do país. A Jordânia é classificada como um país de "elevado desenvolvimento humano", com uma economia de "renda média alta". Além disso, o país é um grande destino turístico, especialmente para viajantes europeus.

Petra é a principal atração da Jordânia. Uma cidade inteira esculpida nas rochas, com 10 mil anos de história, que já foi cenário de filme do Indiana Jones e atualmente é uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Também é um passeio popular entre os visitantes, o Mar Vermelho, que pesar do nome, tem águas transparentes, propícias para snorkeling e mergulhos com a companhia garantida de coloridos corais. Outro mar que atrai turistas para a Jordânia é o Mar Morto, famoso por ser o lago mais salgado do mundo. Além disso, é também o ponto mais baixo do planeta, a 394,6 metros abaixo do nível do mar. A lama do mar morto é conhecida por suas propriedades terapêuticas e estéticas.

O deserto Wadi Rum, também é conhecido como "O Vale da Lua" devido as suas formações rochosas. Nele a natureza mostra toda sua força, em condições meteorológicas que desafiam a vida humana. O cenário praticamente inalterado pelo homem é esculpido por ventos, que ergue e dá forma a imponentes labirintos de arenito e granito

Uma atração visual do país são os Trajes folclóricos da Jordânia, os quais são usados pelos jordanianos e representam uma parte importante da história, identidade e cultura do povo e seu produto cultural ao longo dos séculos.

Em relação à culinária, o prato nacional da Jordânia é a especialidade beduína chamada Mansaf, um cordeiro temperado com ervas aromáticas, às vezes levemente condimentado. Ele é cozido em um tipo especial de coalhada chamada jamid, e servido em um prato grande com arroz e coberto com amêndoas. Há também o Mlukhiyyeh, uma verdura especial, semelhante ao espinafre, cozida em um ensopado com pedaços de frango ou carne, geralmente servida com arroz.