A culinária Árabe

A culinária árabe é cheia de tradições e variedades que passam de geração a geração. Suas receitas vão desde confeitaria até o ingrediente principal que é o carneiro. A culinária árabe também é famosa pela sua panificação, exemplo disse é o tão conhecido pão sírio. Podemos afirmar que as formas de cozimento e armazenamento dos alimentos é feita como um sinal de respeito com cada refeição.

As comidas típicas da cozinha árabe são:

Quibe: Pode ser preparado como assado, frito ou feito com triguilho.

Tabule: É como se fosse uma salada. Preparado com o trigo para quibe, tomate, pimenta, cebola, hortelã, salsa, limão e ervas típicas.

Esfirra: Pode ser preparada aberta ou fechada.

Babaganuche (Baba Ganoush): É um tipo de purê feito a partir de berinjela e temperada com molho tahine, azeite e alho.

Húmus: É uma pasta feita com grão-de-bico cozido e amassada com azeite, tahine, suco de limão, alho e sal.

Arroz sírio: Feito com sal e manteiga. Depois de cozido é misturado em macarrão bem fino.

Os temperos da culinária árabe:

Os temperos da culinária árabe são bem fortes e de sabor característico, como:

Melaço de romã: esse melaço é usado como substituto do açúcar no preparo de doces, mas também em saladas e no pão sírio.

Mahlab: É um grão extraído da semente da cereja-brava e usado no preparo de doces. Seu sabor é forte e amargo, já seu aroma lembra amêndoas. Vai muito bem com castanhas, frutas secas e frutas em geral.

Zauba: É o nosso conhecido orégano.

Pimenta Síria: Essa especiaria também chamada de bahar halu é a nossa conhecida pimenta-da-jamaica.

Zaatar: É uma mistura levemente ácida que leva tomilho, manjerona, gergelim torrado e sumagre, que é um fruto vermelho usado moído para marinadas, arroz, saladas e o famoso kebab.

O pão na culinária árabe

O pão, desde a época mesopotâmica até os dias de hoje, é consumido em larga escala pelos países árabes, e era o único sustento dos povos pobres. Seu uso se dava tanto na alimentação quanto como substituto de talher, a maioria dos pratos são servidos e acompanhados por pães.

O pão sírio, conhecido também como pão pita, é o mais conhecido, sendo a base de muitos pratos e refeições da culinária árabe. Também temos o pão Aish Baladi (significa vida) e o Aish Merahrah feito de sementes de feno-grego moídas e misturadas em farinha de milho.

Atualmente, ainda há o costume de celebrar e cantar a colheita do trigo e a produção de pão como uma forma de obter a benção de Deus. Sendo assim, o pão não é visto somente como alimento na culinária árabe, mas sim como um reflexo da vida e bençãos de Deus.

 

Quer aprender muito mais? venha praticar e aprender Árabe na Escola Lumière idiomas e traduções que tem total flexibilidade de horário e programas que se adaptam a sua necessidade.